13 junho 2011

Sexualidade e seus conceitos

A sexualidade é um campo muito amplo da vida de um indivíduo e vai muito além do sexo, daí sua importância à vida. 

Em tese seria o uso do corpo para se conhecer, descobrir as necessidades prazerosas e afetiva a caminho de uma vida feliz e plena. 

É basicamente a busca do prazer em suas diversas formas, jeitos e maneiras para obter ou expressas prazer, e essa busca de prazer irá variar de pessoa para pessoa, levando em conta o momento de cada indivíduo.

Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. É importante salientar que um não precisa vir acompanhado do outro.
Cabe a cada um decidir qual o momento propício para que esta sexualidade se manifeste de forma física e seja compartilhada com o parceiro(a) através do sexo que é uma das suas formas de se chegar à satisfação desejada.
A mulher contemporânea exerce diversos papéis na sociedade, trabalha para ter satisfação pessoal e financeira, é mãe, dona de casa, consumidora, procupa-se com a aparência, engravida, amamenta, entra na menopausa. São diversas situações em que a sexualidade fica confusa e muitas vezes torna-se um problema.

A gravidez, a amamentação e a menopausa são períodos delicados na sexualidade feminina. Muitas mulheres ficam abaladas física e emocionalmente, se sentindo menos sensuais e sexualmente atrativa.

É possível perceber que a abordagem da sexualidade deve ir além das informações sobre anatomia e funcionamento do corpo, ou seja, sexualidade inclui todas as formas como as pessoas expressam sua busca pelo prazer.

O corpo sente, pensa e expressa. Seja através do olhar, da forma de ouvir, do falar, enfim em todos os gestos exprimimos os nossos sentimentos, isto é, são expressões corporais do nosso estado de espírito.

Do mesmo modo, a sexualidade também é uma forma de expressão corporal da nossa capacidade de amar, de entregar à outra pessoa e receber a sua entrega.
A sexualidade é constituida de todos os sentimentos, pois somos capazes de sentir e expressar sentimentos de alegria, tristeza, amor, ódio, solidariedade, egoísmo, desejo, etc. A sexualidade é para ser usufruida com responsabilidade, respeito, prazer e carinho com o próximo.

11 comentários:

  1. Olá Monika!
    Muito boa a sua crônica sobre a sexualidade. É um tema tão apaixonante, mas que ainda encontra tantos tabús por esse Brasil afora. Sou daqueles que defendem a tese de que quanto mais informados estão as crianças pré-adolescentes, mais preparadas estarão quando do fluir de suas primeiras manifestações.
    Abraços

    PS: Se você me permitir, gostaria de colocar um link de seu blog, no Namoro na Boa, acho que tem tudo a ver.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16:28

    meu anjo já adicionei seu link um bjão e qualquer duvida é so entra no blog para que possamos estar em contato um abraço
    newtechsound.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida!
    Tem um selo especialmente destinado a você no meu blog... E outros que indiquei todos os que visitam meu blog ou que o acompanham...
    Espero que goste...
    Bjs
    Nade

    ResponderExcluir
  4. Uma óptima matéria esta, Monika, com informação útil.
    Gosto especialmente da conclusão em fundo azul:
    Sexualidade com responsabilidade e sentimentos de partilha
    Um beijo,

    Milouska

    ResponderExcluir
  5. Bom ler teus artigos! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21:04

    Nós somos estimulados à sexualidade além do sexo em si. O sexo é apenas consumação e os estímulos começam no dia a dia, como o modo de tratar, olhar, etc..
    Monika, hoje agradeci no luz um dos selinhos que me deu. Eu tardo mas não falho! (rs*)
    Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  7. Anônimo18:01

    É muito mau usar tampões ?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo06:57

    eu ja uso e não custa nda.......

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:20

    ..oieh.querida...
    Entaum..amei seu blog...utilezei seus argumentos para uma pesqza escolar ond acredto q terei uma boa pontuaÇaun..e parabns..fiqei bastant informada...muito bem elaborado...bjim...

    Zhanna

    ResponderExcluir
  10. Sim, é assim que eu entendo a sexualidade e a "passo" aos mais novos quando sou chamado a partilhar a "Educação para a sexualidade" na Escola.
    Gostei muito deste texto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá!!!, Deus te abençoe, amiga amei esse texto sobre sexualidade ótimo, o seu blog é maravilhoso continue assim, S-U-C-E-S-S-O
    Já estou te seguindo, aguardo a retribuição.
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
    Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?ref=ts&fref=ts
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir