13 junho 2012

Satisfação seria garantia de fidelidade?


A promessa de fidelidade surge sempre que pensamos em cerimônias de casamento, não é mesmo? Esta tão sonhada fidelidade conjugal estaria ameaçada desde então?

Existem vários casamentos que sobrevivem com ou sem satisfação, sabe-se que a insatisfação afetiva ou sexual é o fator desencadeante da infidelidade conjugal, a busca de sexo e afetividade seriam alguns dos motivos, ou ainda curiosidade, oportunidade ou solidão.

Assim poderia-se afirmar que um casal satisfeito estaria imune à traição, ok?

Não! Errado! Pois, há controvérsias, no momento em que mesmo havendo satisfação na relação, exista possibilidade de traição.

A fidelidade conjugal não anula o desejo por outro(a). Acontece que em nossa cultura os casais fazem um contrato de fidelidade, não por escrito e nem, ao menos, verbalizado, mas elaboram uma expectativa de ambos que sejam fiéis, isto é, sexualmente exclusivos.

Na verdade a fidelidade ou infidelidade seria uma questão biológica ou escolha? Somos fieis ou tentamos ser fieis apenas por uma necessidade social?

Pessoalmente acho que a fidelidade está além do casamento, ligada a valores que a cada dia que passa vão se perdendo.

O amor hoje é um conceito apenas superficial e não a um sentimento verdadeiro, são raras as manifestações de afeto desinteressadas e por fim todos nos tornamos vítimas de nosso próprio comportamento – e disso não podemos fugir.

Muitas vezes já não se pode seguir num relacionamento, mas nem sempre temos vontade ou coragem de terminar um casamento e arcar com tudo o que isso implica, é nesse momento que podemos fazer uma escolha pela lealdade em relação aquilo que até ali vivemos ou simplesmente deixar perder o que foi construído ao longo de um relacionamento.

5 comentários:

  1. Anônimo19:00

    Discordo em boa parte. A satisfação sexual com a parceira pode sim evitar a infidelidade e o amor sem interesse é mais do que uma realidade. Agora, é certo que apenas a satisfação não garante jamais que o parceiro seja fiel. Para mim o que garante isso é encontrar uma pessoa decente e com maturidade. Quem ama de verdade, e o amor existe sim, jamais pensa em trair.

    ResponderExcluir
  2. Estava conversando com amigos a respeito diso hoje. Acredito que a insatisfação sexual certamente acarreta em infidelidade. Concordo com o Gato Guga, ao dizer que apenas a satisfação não garante a fidelidade. Não acredito em fidelidade até que a morte nos separe. Em algum momento do relacionamento, um dos parceiros (ou ambos), sentirá atração por outra pessoa, e nem por isso deixará de amar o parceiro. É um assunto muito complexo, em que aceitamos quando não é conosco.
    Beijos, Monika. Tem selos pra ti lá no blog.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o insatisfação também decorre da falta de diálogo. Aliás, muitos casamentos ou relacionamentos terminam pela falta de diálogo. As pessoas ficam deprimidas pelo parceiro ou parceira não agir da forma A ou B, mas não falam sobre isso. Sem diálogo fica difícil manter o amor e conseqüentemente, a fidelidade.

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  4. Complexo como a mente humana, Monika.
    Pessoalmente, sempre achei melhor acabar um relacionamento se a ideia de infidelidade ronda. Mas todos somos diferentes. Acho que existem sim, pessoas com tendência à infidelidade.
    O pacto básico entre dois, pra mim, continua sendo a confiança. Se ela quebrar é difícil refazer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16:50

    são tantas coisas que .permeiam uma união na minha opinião,amor, cumplicidade, diálogo, mas principalmente amor próprio, se realmente vc consegue se equilibrar e encontrar em si mesma motivos pra se amar, pra se valorizar, vai conseguir conviver melhor com outras pessoas, com seu parceiro, ser mais livre, segura,autentica,tolerante, enfim acho que td melhora, e vc sempre consegue dar a relação um ar de frescor, de tesão...companheirismo, e quando a gente sente isso, fica mais criterioso antes de sucumbir as "tentações"...que sinceramente atormentam a todos..rs, viver é fácil, conviver que são outros 500...rsrsrs

    ResponderExcluir